A hora das reparações chegou!
É com grande alegria que nos encontramos hoje para discutir um tema tão importante como as reparações e a justiça racial. Este é um assunto que tem ganhado cada vez mais destaque e vemos que as condições históricas estão favoráveis para que avancemos nessa luta. Chegou a hora de reparar as injustiças do passado e construir um futuro mais igualitário.
Para isso, é essencial que tenhamos um sólido debate político sobre as reparações. Precisamos discutir e analisar as diferentes propostas e abordagens, ouvindo todas as vozes envolvidas. Somente assim poderemos traçar um caminho que seja verdadeiramente justo e efetivo para todos.
Honrando nossa Espiritualidade e Ancestralidade
Neste momento, também gostaria de prestar minha homenagem à nossa Espiritualidade e Ancestralidade. São nossos antepassados e as forças espirituais que nos guiam e nos fortalecem nessa luta. Eles são a base sobre a qual construímos nossa resistência e nossa busca pela justiça.
Toussaint L’Ouverture e Dessalines, Antônio e José Maceo, Frantz Fanon e Aimé Césaire, C.L.R James nas Antilhas, Marcus Garvey, WEB Du Bois, Martin Luther King, Malcolm X nos Estados Unidos, Zumbi dos Palmares, Tereza de Benguela, Solano Trindade, Lélia Gonzalez e Abdias Nascimento no Brasil, Kwame Nkrumah, Julius Nyerere, Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Patrice Lumumba, Samora Machel, Eduardo Mondlane, Steve Biko, Thomas Sankara e Muammar Gaddafi de África – todos esses nomes e muitos outros são motivo de inspiração e nos lembram que a luta pelo fim do racismo e pela igualdade racial é um esforço coletivo e global.
Mobilizando nossos povos
Agora é o momento de mobilizar nossos povos e promover a conscientização sobre a importância das reparações e da justiça racial. Precisamos envolver as comunidades, os movimentos sociais, as instituições acadêmicas e governamentais nessa discussão. Juntos, podemos criar uma agenda de ações que nos leve em direção à reparação e à igualdade.
Sejamos otimistas e acreditemos que podemos fazer a diferença. A história nos mostra que as grandes mudanças começam com pequenos passos, mas é a persistência e a determinação que nos levarão ao sucesso. Vamos unir nossas vozes, nossas forças e nossas esperanças nessa luta pela justiça racial.


